O uso do marketing digital para aumentar o sucesso das empresas e marcas é uma prática comum, aumentando a popularidade e relevância na área de atuação e, consequentemente, as vendas. Isso é feito por meio de estratégias diversas, sendo preciso identificar, bem como entender as métricas do Google Ads.
Para isso, primeiramente, é preciso avaliar quais estratégias serão usadas e explorar a plataforma, facilitando a criação de anúncios, além de contribuir para o sucesso do negócio.
Afinal, conhecer as plataformas disponíveis e ferramentas para criar anúncios são formas de ter mais possibilidades de mostrar o seu trabalho, conquistar um espaço na internet e colher bons frutos ao longo do tempo.
O que é o Google Ads e como pode ajudar nos negócios?
Antes de compreender as métricas, é necessário entender a função do Google Ads e todas as suas possibilidades.
Basicamente, esta plataforma é um espaço de anúncios do Google em que o usuário pode criar diversos formatos de campanhas para atrair e converter possíveis clientes.
Ao fazer uma simples pesquisa no buscador, por exemplo, um usuário pode encontrar vários links em destaque no topo da página, e o Ads é a ferramenta que contribui para que os resultados exibidos na parte de anúncios sejam da empresa que utilizou a ferramenta para patrocinar um link, por exemplo.
Além disso, pode ser usado para a criação de Banners em blogs e publicidades antes de um vídeo no Youtube. Deste modo, o que estes três casos têm em comum é o desenvolvimento e gerenciamento das campanhas por meio do Google Ads.
Basicamente, as empresas e marcas investem em determinadas campanhas para ganhar destaque no buscador de pesquisa, conforme a opção e formato escolhidos para os anúncios, o que facilita o sucesso com um público segmentado.
O grande segredo para ter bons resultados para o negócio é saber utilizar com inteligência o Google Ads e suas segmentações da audiência, investindo em uma audiência qualificada que tenha relação com a sua empresa ou marca.
Isto posto, os empreendedores iniciantes e até os mais experientes podem pensar em como anunciar no Google Ads e buscar formas de investir cada vez mais e melhor nessa ferramenta.
Tipos de anúncios oferecidos pela plataforma
Como mencionado anteriormente, a ferramenta de Ads possui diferentes opções e formatos para a criação e divulgação de anúncios, sendo que quatro modelos de propaganda se destacam. Confira a seguir os principais canais que podem ser usados nessa estratégia:
- Anúncios de aplicativos
Esse modelo é criado com enfoque nos desenvolvedores de aplicativos que desejam ter mais alcance no Google, permitindo promover o app para usuários Android e IOS dentro do próprio ambiente de apps.
- Anúncios em rede de display
São campanhas veiculadas em blogs, sites de notícias e website, compondo uma rede de display no Google.
Esta opção proporciona um bom alcance e, com a publicidade gráfica, os profissionais podem criar textos, banners, propagandas para o Gmail e até para aplicativos, onde o público visualiza o anúncio quando estiver usando o app e demais ferramentas.
- Anúncios por rede de pesquisa
Já o formato de anúncios nos buscadores são exibidos na barra de pesquisa e página de resultados conforme as palavras-chave usadas.
Neste caso, o “resultado” pode ficar no início ou no fim da página e possui uma legenda para especificar quando é um link patrocinado.
- Anúncios no Youtube
Antes de iniciar o vídeo, ou mesmo durante a sua exibição (conforme o tempo de vídeo), é muito comum o surgimento de anúncios.
Neste caso, os usuários e marcas têm a opção de criar mídias para chamar a atenção do público e há opção de direcionar a uma audiência mais específica, bem como nos tipos de canais e comportamento do usuário para os quais aparecerão.
Um ponto importante desta opção é que a monetização pode ser definida, podendo ocorrer apenas se o público interagir com a propaganda, conforme o canal em que é veiculado (como apps e display).
Como começar no Google Ads?
Para iniciar o uso da ferramenta, é preciso criar uma conta no Google, definir o valor que será investido na plataforma e selecionar o método de pagamento (boleto ou cartão de crédito).
O Ads possui diferentes formas de cobrança e que podem ser definidas conforme as metas do negócio, orçamento disponível e até modelo de propaganda que será criado.
O CPC (Custo por Clique), por exemplo, só efetua a cobrança se houver o clique no anúncio.
Já o CPV (Custo por Visualização), é muito usado para vídeos e é cobrado conforme entrega/visualização da mídia, independentemente do clique.
O CPA (Custo por Aquisição ou Ação) tem o pagamento em casos do usuário fazer um cadastro em site ou compra.
Por fim, o CPM (Custo por Impressões) é um formato que independe de ações e cliques, mas sim pela quantidade de entregas que será feita, trazendo resultados conforme a programação da mídia, como a cada 1000 visualizações/entregas.
Métricas do Google Ads
Após a criação dos anúncios e a divulgação no Google, o indivíduo precisa estar atento à repercussão que a propaganda terá.
As análises de resultados são muito importantes para observar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para ter mais alcance/resultado.
A plataforma oferece diversas métricas para que o usuário acompanhe os dados com atenção, aperfeiçoando as campanhas. Contudo, a importância de cada métrica é definida conforme o objetivo do empreendimento.
Confira a seguir as principais métricas oferecidas pela plataforma:
- CTR (Taxa de Cliques)
Consiste no número de vezes que o público clicou no anúncio. Um ponto interessante desta métrica é a possibilidade de avaliar o desempenho das palavras-chave que fazem parte da ação.
Quando a taxa de cliques aumenta, o tráfego do site consegue bons números.
Situações em que a taxa diminui, pode significar que concorrentes estão pegando cliques com outras propagandas.
Contudo, pode ser importante conciliar essa métrica a outras, conforme o objetivo estabelecido e o canal que o clique está sendo avaliado.
Por exemplo, na rede de pesquisa é possível avaliar em conjunto quantos destes usuários direcionados realmente interagiram com o site, ou efetivaram uma compra.
- Índice de qualidade
Esta métrica é considerada uma das mais importantes para analisar o desempenho.
O índice é uma nota que o Google dá, que varia entre 0 a 10, medindo a qualidade das palavras-chave e considerando o destino final dos anúncios.
Com os números, pode-se melhorar a composição dos anúncios, pois não basta pensar na campanha, é necessário pensar no destino do anúncio e na relevância do conteúdo para o público, de modo que sejam mais efetivos.
- Taxa de conversão
Mostra a frequência de interação e como o anúncio resulta em conversão.
Para saber se a taxa está boa, há um cálculo que consiste no número de cliques dividido pelo número de conversões.
- Taxa de impressões
É uma métrica que mostra o número de vezes que os usuários visualizaram o anúncio.
O interesse das pessoas serve para entender se a campanha está surtindo efeito e quais os temas que mais atraem o público, além de servir para análises de cliques e outras métricas.
Estes são apenas alguns exemplos das métricas que ajudam na análise do desempenho dos anúncios, de modo que as próximas campanhas sejam otimizadas para trazer melhores resultados dentro do marketing digital pago e orgânico.
Dito isso, também é crucial destacar os benefícios conquistados ao utilizar a plataforma para elaboração de anúncios e mensuração de resultados, sendo os principais:
- Gerar leads em larga escala;
- Flexibilizar campanhas;
- Agilizar e otimizar os resultados;
- Influencia na compra e tempo no funil;
- Programar os anúncios em um horário específico;
- Otimizar e adequar as campanhas.
As vantagens das redes sociais na divulgação dos negócios
Ter uma presença na internet é muito importante para aumentar a popularidade e as vendas. Para isso, o uso das redes sociais pelas marcas e empresas é crucial e vai muito além de um simples post no feed.
O Facebook, por exemplo, mesmo com os rumores de queda de usuários, ainda é um espaço interessante para divulgar anúncios e muito rico em segmentação e qualidade de aproximação com o público.
Inclusive, para atuar com mais qualidade, a plataforma Facebook Ads pode ajudar na tarefa de criar propagandas.
Mas, afinal, como funciona o Facebook Ads?
Com um sistema simples e fácil de navegar, o site permite a elaboração de mídia paga com vários formatos e segmentações, sendo bastante assertivo e efetivo.
Por conta dessa segmentação, ela possui alta eficácia, contribuindo para o aumento nos números de conversões.
As opções permitem criar anúncios específicos, ou seja, fazer o direcionamento para as pessoas certas. Os benefícios desta plataforma são:
- Aumento do alcance das publicações;
- Possibilidade de mensurar os resultados;
- Melhora a interação com o público;
- Possibilita um excelente retorno sobre o investimento;
- Traz diversidade de mídias e formatos;
- Agrega ganhos interessantes nas estratégias de marketing digital.
Outra rede muito explorada por empresas e marcas é o Instagram. Nos últimos anos, a rede social se tornou uma ferramenta crucial para o trato com o público e para a qualidade do marketing digital, devido às oportunidades de crescimento que oferece.
Por ser uma plataforma visual, é muito importante pensar em elementos que possam chamar a atenção do público.
Explorar a possibilidade de anúncios pagos com o uso do Instagram Ads pode ser um diferencial para o seu empreendimento.
Este sistema consiste em vincular mídia paga nos stories ou no feed. Com isso, é possível criar coleções, vídeos, carrossel e fotos que ajudam a potencializar os números e o reconhecimento da marca.
Considerações finais
O uso das plataformas Ads nas redes sociais e no Google ajudam muito a alavancar as ações de empresas e marcas, gerando novas oportunidades de parcerias, além de bons relacionamentos com investidores e clientes.
Um ponto interessante do Google Ads e das plataformas de anúncios das redes é que mesmo com orçamento limitado, o empreendedor pode investir um baixo valor e alcançar excelentes resultados, visto a flexibilização e baixo orçamento necessário.
Deste modo, investir no uso do Google Ads e outras ferramentas específicas do marketing digital é o caminho para conquistar a confiança do público, divulgar os produtos ou serviços do seu negócio e, com a devida presença online, obter lucros, consolidação na área de atuação e muito sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.