Todas as empresas na internet querem crescer e fazer com que seu site seja mais visitado e visto. Com isso em mente, muitas buscam maneiras orgânicas e naturais de crescimento, já outras aprendem sobre o Black Hat e acabam por buscar maneiras mais fáceis.
Mas nem sempre o que é mais fácil é o melhor para o seu negócio e, pensando nisso, o texto de hoje abordará essa tática e 5 técnicas para evitar as punições que o Google pode aplicar na sua marca, além de dicas e orientações de como denunciá-la.
Quando se fala de e-commerce é natural que pensemos em sites e plataformas online, afinal, é a partir delas que as pessoas comprarão os produtos ou simplesmente irão conhecê-los através de suas estratégias de marketing, seja uma empresa de brindes corporativos ou uma grande logística.
Também é do conhecimento geral que é bastante difícil ganhar seu espaço e se manter na internet, principalmente quando pensamos no e-commerce e na quantidade de pessoas tentando ganhar dinheiro e conquistar o seu público na internet.
Mesmo existindo diversas estratégias de marketing e realizando o planejamento do negócio, é comum que as coisas demorem um pouco para engrenar, e não será da noite para o dia que seu projeto de controle de acesso bombará e ganhará milhares de seguidores.
É preciso ter um trabalho muito bom e constante em seu site, principalmente com o inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, que é o responsável por atrair os clientes de forma passiva através do interesse deles sobre determinados assuntos.
Porém, também existem atalhos que são certamente mais fáceis e ajudam a otimizar o tempo necessário para que o site cresça, além de aumentar a velocidade com que as pessoas encontrem sua plataforma de vendas de displays personalizados, por exemplo.
Com isso, eles acabam prejudicando o SEO (Search Engine Optimizations) que é o algoritmo de busca dos mecanismos de pesquisa, como Google, fazendo-o acreditar que um site é melhor do que o outro e dando prioridade a ele no momento de ranqueá-lo e mostrá-lo para o cliente.
Sendo assim, os tópicos a seguir explorarão um pouco mais sobre o Black Hat e porque a sua empresa deve evitar de fazê-lo. As consequências podem ser severas e colocar todo o seu esforço em promover seu site de automação robótica de processos por água abaixo.
Entenda o conceito de Black Hat
O SEO trabalha para ranquear os sites e mostrar para o cliente aqueles que são mais relevantes relacionados às pesquisas dele no momento em que clica “Buscar” no Google.
Sendo assim, somente os sites que forem mais importantes, bonitos, recomendados e funcionais aparecem nas primeiras páginas.
Para melhorar seu ranqueamento frente ao SEO é preciso uma série de medidas, como investir em marketing de conteúdo, o site funcionar de acordo com as políticas de privacidade e funcionamento do Google, utilizar links externos e internos de qualidades, ser referências de bons sites, entre diversas outras maneiras.
Seja para benefício próprio ou para melhorar o ranqueamento de uma empresa de automação, por exemplo, o Black Hat visa burlar esse sistema e conseguir mais vantagens em cima de falsas recomendações ou estratégias que podem prejudicar o site se descobertas.
Um bom exemplo é colocar mais links do que o necessário em uma matéria, mas colocar a fonte em branco sob um fundo branco, fazendo com que os visitantes não vejam, mas o algoritmo entenda que aquele site possui ótimos links e mais de um.
Alguns dos riscos que a sua empresa corre são:
- O site ser deletado;
- O Google não indicar mais o seu site;
- Causar uma experiência ruim para os usuários;
- Não trazer bons resultados a longo prazo.
Em outras palavras, desde o site de uma perfumaria até o de venda de automóveis e chave de partida, o Black Hat pode até ajudar momentaneamente enquanto o algoritmo não detecta algo errado, mas quando detectar, tudo que construiu será prejudicado.
Não só isso, mas o nome da empresa também fica em cheque, fazendo com que perca credibilidade e a confiança tanto do Google quanto dos clientes e usuários.
Veja algumas técnicas para evitar punições
Pensando nisso, separamos algumas táticas para evitar as punições ou ser acusado de Black Hat. Essas dicas muitos nem sequer desconfiam que faz parte da estratégia, por isso, estude-as com cuidado e garanta que ninguém fará isso em seu site de sondagem mista, por exemplo.
Pois bem, entre as principais estão:
01. Palavras-chave em excesso
Essa é uma tática muito comum entre as pessoas que tentam tornar eficaz o Black Hat e colocar palavras-chave em excesso para tentar atrair mais público e melhorar seu ranqueamento frente ao algoritmo, sendo que na verdade pode causar o efeito contrário.
Colocar palavras-chave em excesso no conteúdo, principalmente quando elas não têm relação alguma com ele é caracterizado como Black Hat e pode fazer com que o seu site seja punido. Em outras palavras, evite e coloque apenas as necessárias.
02. Conteúdo duplicado ou plágio
Não importa se o conteúdo é sobre controle de acesso de empresas ou sobre a nova celebridade do reality show, muitas pessoas tentam gerar automaticamente conteúdo duplicado em suas páginas para parecer que sempre estão postando algo novo e enganar o algoritmo.
Criar conteúdo não é fácil, mas ainda é uma das maneiras de melhor ranquear o seu site para o Google, portanto seja original e não tenha medo de pegar referências, desde que aquilo que será apresentado seja original.
Portanto, o plágio é outra forma de aplicar o Black Hat, mas essa é um pouco mais óbvia. Sem mencionar que o nome da empresa estará em jogo e não existe nada pior do que o público não acreditar mais na palavra da sua organização.
03. Ocultação de texto
O texto oculto, como brevemente mencionado ao longo do artigo, é quando o texto possui a mesma cor que o fundo da página, podendo também estar mascarado através de códigos de programação do próprio site ou deixando o tamanho da fonte igual a 0.
Através dessa estratégia, diversos links e palavras-chave são inseridas para enganar o algoritmo e ele indicar o site para os clientes. Especialistas indicam jamais praticar esse tipo de tática, principalmente por causa do nível da tecnologia atual.
Isso significa que, os buscadores estão muito mais ágeis e inteligentes, e certamente descobrirão o que está tentando ser feito.
04. Redirecionamentos enganosos
Também é considerado como Black Hat a utilização de links enganosos que dizem ao usuário que serão direcionados para uma página, sendo que na verdade eles vão para outra, agredindo parte das diretrizes de uso do Google.
Ao fazer isso, o site para qual o cliente for contará como visita e os mecanismos podem entender que mais pessoas estão interessadas, indicando o site e criando um melhor ranqueamento.
Ademais, Link building não é um problema, inclusive, ele é muito indicado, mas cuidado com o redirecionamento.
05. A utilização de Cloaking
O Cloaking nada mais é do que uma tática usada para mostrar ao cliente uma URL enquanto para o mecanismo de pesquisa outra totalmente diferente. É uma forma enganosa de manipular os dois e fere diretamente as diretrizes da plataforma.
Busque sempre explorar e oferecer a melhor experiência possível para o usuários, fazendo assim que, de forma natural, o ranqueamento aconteça.
Considerações finais
Vimos hoje o quanto o Black Hat pode ser prejudicial para o seu site e, consequentemente, para a sua empresa. Portanto, ele deve ser evitado e, caso encontre alguém que esteja utilizando dessas estratégias, é preciso denunciar.
Para conseguir realizar tal denúncia, somente é preciso abrir um relatório de spam para a Google, mandando o link do site e o que percebeu, fazendo com que os próprios algoritmos e os profissionais da área identifiquem e punam os responsáveis.
O Black Hat é uma estratégia que não gera bons resultados a longo prazo e faz com que o nome e todo o prestígio do seu site e da sua marca se afundem. Vale muito mais a pena aprender a ranquear o site de forma correta e colher os frutos de seus esforços.
Claro que essa tarefa não é nem um pouco fácil e é necessário um certo tempo para que os resultados comecem a surgir, de forma lenta, mas bastante consistente. Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como um guia para o começo dos seus estudos.
Busque aprender o máximo possível como os algoritmos funcionam, afinal, seu trabalho depende disso. O Black Hat deve ser evitado ao máximo e não tenha medo de denunciar aqueles que o fazem, afinal, é uma prática prejudicial tanto para a empresa quanto para o mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.