Como aparecer na primeira página do Google

Como aparecer na primeira página do Google

Como o Google é o maior sistema de buscas da web e é um dos mais importantes canais para o marketing digital. E para aparecer na primeira página do Google de forma orgânica, a partir da digitação de uma palavra chave pelo usuário, é preciso encontrar atalhos para se destacar em meio à multidão de trilhões de sites que estão ali indexados.

A disputa é acirrada e constante não só por conseguir atingir a desejada lista de dez usuários da primeira página, mas também para ter uma melhor posição nela.

Embora seja possível continuar a pesquisa em outras páginas selecionadas pelo Google, pesquisas apontam que 75% dos usuários permanecem na primeira. Essa porcentagem pode aumentar ainda mais com os avanços dos seus algoritmos, que fazem uma identificação cada vez mais assertiva.

Como aparecer na primeira página do google - Gif

Dicas preciosas para aparecer na primeira página Google

Para conseguir se destacar e aparecer na primeira página do Google, não basta criar um site, um blog e uma página em rede social e aguardar que sejam “descobertos”.

Existem inúmeras técnicas, principalmente a utilização do SEO, para transformá-lo apto a fazer parte dos destaques do Google.

Essas ferramentas agem para a otimização de sites, fazendo com que eles se tornem relevantes, tenham boa reputação e, consequentemente, sejam atraentes para os sites de pesquisa e, principalmente, para o Google.

 

Dicas - Como aparecer na primeira página do Google

 

Não há milagre e sim muito trabalho com os caminhos corretos, até que sua página consiga atingir uma audiência favorável e se transforme num veículo de sucesso real e prático para sua empresa.

Para ajudar nesse processo, separamos seis dicas que devem começar a serem colocadas em prática agora mesmo, para atingir seus objetivos na web:

 

1. Deixe seu site amigável

Como bom anfitrião, o Google quer oferecer o melhor para seu cliente e para isso exige o melhor dos sites que configuram em suas páginas. Disposto de algumas exigências rigorosas de avaliação, a principal delas é que a página exerça uma boa experiência para quem está fazendo a pesquisa.

Ciente disso, é preciso se adequar a essas exigências a partir do uso do SEO, que fará a otimização do site e se ajustar as expectativas do Google. E quanto mais essas expectativas são suprimas, maior são as chances de atingir as melhores colocações.

Primeira Página

 

2. Planeje bem o uso de palavra-chave

A palavra-chave é o mecanismo usado pelo pesquisador para encontrar as informações necessárias. Para isso, os sites precisam possuí-las em seu conteúdo, dentro de um contexto que seja relevante.

Faz parte da estratégia do SEO a colocação de palavras-chaves qualificadas em todos os setores da página, inclusive a URL. Isso porque o próprio nome do domínio influencia diretamente no rastreamento, como referência temática.

 

Dica: Aprenda mais sobre SEO e porque investir

 

Elas precisam também estar inseridas nos títulos das publicações e distribuídas harmonicamente no seu conteúdo, com média de 5% principalmente no primeiro e último parágrafo.

Mas o uso descontrolado de palavras-chave pode causar o efeito contrário ao desejado, já que o Google pode entender que se trata de um spam e aplicar punições que podem ser destruidoras para todo o planejamento de marketing.

 

3. Aplique as heading tags nos títulos para aparecer na primeira página do Google

Análise- Como aparecer na primeira página do Google

As heading tags são recursos de programação HTML para destacar títulos e subtítulos de um texto. Ele possui o maior destaque na página, com uma fonte maior e grafada, se tornando mais visível e atraente para o conteúdo do texto a seguir.

O Google utiliza as heading tags como elemento de rastreamento, onde entende que ali está contido o tema principal do texto abordado naquela página. Ela deve ser usada junto com a palavra-chave, o que dará ainda mais direcionamento a busca.

 

4. Trabalhe com link building

O link building tem a ver com boa reputação, ou seja, com outros sites que indicam seu link para leitura de conteúdo. E ganha uma relevância ainda maior quando o site que fez a referência tem autoridade no assunto.

Ele também vale quando alguém faz um comentário num site e indica seu link como referência.

 

5. Publique conteúdo único e de qualidade

O conteúdo é a “cereja do bolo” de seu site. Afinal, de nada adianta o uso das dicas acima se o conteúdo não tiver qualidade. É ele quem indica o nível de autoridade de seu site, quando ele se torna uma referência sobre o seu assunto tema e figura naturalmente nos primeiros lugares do Google.

Essa técnica é feita pelo Marketing de Conteúdo e atingi diretamente ao Inbound Marketing, não só através de textos, mas com fotografias, vídeos, animação e outros mecanismos de comunicação.

Conteúdo de qualidade

 

6. Tenha um site responsivo

É preciso entender que as pesquisas não são realizadas apenas em laptops, mas também em tablets, smartphones e onde mais for possível a navegação. Logo, as páginas do site precisam se adequar a todos os tipos de telas e dimensões, carregando com qualidade e sem erros no layout e nos botões.

Dica: Se você ainda não tem um site responsivo, leia este artigo agora!

Assim, quando um usuário faz a pesquisa no Google, se ele estiver num smartphone e não conseguir carregar o conteúdo corretamente, irá buscar outra para aparecer na primeira página do Google.

 

 

15 dicas rápidas para divulgar seu site

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Publicidade

© Agência Maya - Criação de sites de alta performance em São Paulo

Descubra como um site de alta performance pode transformar seu negócio. Fale com a gente.