A oferta de plataformas de construção de websites – mas também dos serviços de hospedagem -, tem sido maior a cada ano que passa, oferecendo excelente soluções para empreendedores digitais ou somente pessoas que pretendem adquirir seu próprio website.
Porém, devido ao aumento dessas ofertas e possibilidades no mercado de hospedagem web, é muito importante que perceba todas as especificidades dos serviços de hospedagem atuais, e como eles poderão influenciar o sucesso ou não de seu projeto ou negócio online. Conseguirá obter mais informações sobre esses serviços, encontrando aqui toda a informação que necessita para se iniciar da forma mais segura e sustentada possíveis.
Dessa forma, entenda que, consoante seu orçamento para a criação e gestão de seu website, terá diferentes serviços de alojamento web que poderá escolher, oferendo diferentes níveis de segurança contra vírus. Quer poupar dinheiro com hospedagem web compartilhada? Ou, prefere investir um pouco mais e garantir mais segurança e privacidade em seu website?
Diferentes Serviços de Hospedagem Web
Apesar de agora muitas plataformas E-commerce, ou criadores de websites, estarem oferecendo serviços de hospedagem – que em sua maioria são de hospedagem compartilhada -, por vezes não conseguirá obter uma resposta eficaz e rápida no serviço de alojamento que você está utilizando em seu website.
Por isso mesmo, entenda que fatores como o “uptime” (tempo em que seu site permanece no ar), ou velocidade e rapidez de carregamento de suas páginas web, já para não falar de tecnologias de segurança como o SSL nas páginas, são todas componentes que irão determinar se seu site dá uma resposta capaz ao seu tráfego e segurança contra vírus, por exemplo.
Assim, fique conhecendo quais são as principais diferenças que encontrará nos diferentes tipos de serviços de hospedagem web que poderá contratar online:
Hospedagem Web Compartilhada
Geralmente, sendo a solução mais acessível para seus utilizadores, a hospedagem web compartilhada consiste em um servidor estar emprestando um pouco de espaço para seu website permanecer no ar. Ou seja, você acabará por estar compartilhando o mesmo servidor, que outros websites. Claramente esse fato poderá representar um risco acrescido ao bom funcionamento de seu website.
Ora, como o servidor não está somente “segurando” seu site no ar – podendo também existir problemas no tempo de carregamento de suas páginas (principalmente em situações de elevado tráfego) – caso esse servidor esteja em contato com um vírus, por exemplo, todos esses websites estão comprometidos.
Logo, sua privacidade e segurança estarão naturalmente muito mais permissivas a vírus ou ataques maliciosos. Na maioria dos casos, esses vírus conseguem entrar dentro do servidor, através de um computador do “web master” ou quando ele está acedendo ao painel de controle do CMS.
Mais proteção na Hospedagem de Nuvem
Felizmente, sendo essa uma solução bastante mais recente, existe agora o conceito de nuvem, onde sua hospedagem estará dentro de uma infraestrutura privada, aonde os ataques internos ou entrada de vírus são praticamente impossíveis.
Mesmo sendo uma opção mais cara para um empreendedor digital, ao estar contratando uma hospedagem por nuvem, saberá que estará contando com uma infraestrutura que faz testes e back-ups constantes à sua segurança, diminuindo significativamente os riscos de sua hospedagem web tenha problemas futuros.
Além disso, regra geral com a hospedagem de nuvem você terá uma garantia de “uptime” significativamente mais elevada, sendo muito mais difícil seu website sair do ar ou estar exposto a ameaças, como hackers. Porém, tenha atenção que, caso esteja prevendo um elevado número de tráfego, terá – como acontece com a hospedagem compartilhada – de contratar planos que preveem essa grande afluência a seu website ou loja online.
Passos para Diminuir sua Exposição a Vírus
Poder optar por um serviço de hospedagem web capaz, profissional e seguro é um dos primeiros passos que deverá dar, até para garantir que seu website estará dando uma boa resposta em todas as situações ou ameaças. Contudo, seus próprios comportamentos poderão ser um fator de risco acumulado a potenciais ataques de hackers ou de vírus.
Por essa razão é que você deverá prestar especial atenção às atualizações regulares de serviços antivírus, bem como a tudo o que você estará abrindo em seu computador, como por exemplo links de e-mails.
Mesmo assim, esses são somente alguns cuidados a ter. Tenha especial atenção também a esses fatores, que o poderão estar expondo a potenciais ameaças ou vírus:
- Não esteja salvando suas senhas a clientes FTP;
- Atualizar regularmente seus plug-ins das páginas e de seu website;
- Proteger seu website de vulnerabilidades do servidor ou do próprio software;
- Usar serviços de anti-vírus eficaz e que não estejam expirados;
- Investimento em soluções mais seguras de hospedagem, como a hospedagem em nuvem.
Comportamentos a ter na luta contra o vírus em sua Hospedagem
Caso sinta que já está sendo vítima de ataques de vírus ou de uma origem maliciosa, deverá tomar decisões rápidas, tentando agir corretamente, até para que a proteção e segurança de seu website não estejam expostas durante um longo período de tempo.
Se por ainda estar em uma fase inicial não tem um profissional que o ajude nessa fase mais estressante, tente sempre contatar diretamente o serviço de atendimento ao cliente do servidor ou da empresa de hospedagem que você contratou. Na maioria dos casos, será ajudado e até auxiliado, para que consiga resolver seu problema rapidamente.
Porém, se não contar com nenhuma ajuda imediata, poderá seguir esses passos, que poderão ser decisivos para a luta e a não propagação do vírus que já estaria afetando o funcionamento natural de seu website ou loja online:
- Faça análises em seu antivírus, para a detecção das ameaças ou dos vírus;
- Alterar suas senhas tanto no CMS como em seu e-mail.
- Utilize uma cópia do back-up, que não esteja infetada do site de seu servidor.
- Faça uma atualização urgente de todos os plug-ins instalados.
- Solicitar ajuda diretamente com a empresa de hospedagem ou do servidor.
Cumpridos esses procedimentos, estará defendendo – da melhor forma possível seu site -, em uma hospedagem web compartilhada, de ameaças de vírus, mas também de hackers ou potenciais ameaças maliciosas à sua hospedagem ou diretamente a seu website.