Com o avanço da tecnologia e a instauração da internet e do meio digital em si, as empresas tiveram de encontrar uma maneira de realizar uma boa gestão de sua carteira de clientes e, para isso, utilizam com bastante frequência o CRM.
O texto de hoje abordará o que são os CRM’s, qual o impacto que eles podem ter no seu negócio e porque a sua empresa precisa utilizá-los, além de algumas vantagens e benefícios que podem ser adquiridos ao se investir nessas estratégias.
Com a chegada do meio digital, as empresas tiveram que reaprender diversas estratégias para continuarem sendo competitivas frente à concorrência e se mostrarem cada vez mais atrativas para os leads e clientes.
Até mesmo empresas de transporte de carga tiveram as suas dificuldades e tiveram de se adaptar ao máximo com a tecnologia, fazendo com que continuassem sendo efetivas, porém de forma mais rápida e funcional.
Porém, também é necessário ser bastante eficiente quando se lida com a carteira de clientes e com a gestão deles, fazendo assim com que o trabalho seja melhor organizado e cada função seja desempenhada da melhor forma possível.
Neste aspecto, os CRM’s têm sido de grande ajuda para diversas empresas ao redor do mundo e, muitas delas, não fazem ideia de como seria a realidade do seu negócio sem a ajuda desses softwares de gestão tão eficazes.
Mas afinal de contas, o que é um CRM? Qual a sua funcionalidade e como ele pode impactar na rotina de negócios da sua empresa? Por que eles podem ser usados desde empresas de contabilidade até grandes logísticas?
A resposta dessas e de outras perguntas podem ser conferidas no tópico a seguir. Confira todos os detalhes!
Entenda o conceito de CRM
De forma simples e direta, comecemos pelo próprio significado do termo. CRM é a sigla que representa as palavras Customer Relationship Management, que em uma tradução literal para a nossa língua, seria algo como Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Nada mais é do que um software que gerencia o seu relacionamento com o cliente, buscando organizar os contatos e aumentar a satisfação deles, tudo isso de forma bastante prática e automatizada, fazendo com que o lucro dos negócios aumente.
Um bom exemplo é o sistema de gestão de frotas. Ele tem como objetivo procurar as melhores rotas de entrega com menos trânsito e ajudar as encomendas a chegar ao cliente no menor tempo possível, ao mesmo tempo que tem uma visão geral dos motoristas.
Um CRM organizará os seus clientes, te ajudará a cadastrar informações e buscá-las em tempo recorde, criando relatórios e ajudando os líderes de equipes na tomada de decisões. Pode-se dizer que o CRM pode ser definido como um grande gestor de dados.
Podemos destacar como principais funções de um CRM:
- Organizar dados;
- Automatizar o processo de recebimento e entrega de dados;
- Gerar relatórios de qualidade ao negócio;
- Analisar métricas da empresa;
- Ajudar na tomada de decisões.
Portanto, mesmo uma empresa que oferece serviços e soluções em internet, precisa utilizar o CRM para melhorar o seu desempenho frente ao mercado de trabalho. Alguns deles se destacam mais do que outros, e você pode conferir os mais utilizados no mercado.
O Enterprise, PME e Pipedrive são os melhores CRM’s encontrados no mercado hoje em dia, tanto no aspecto de popularidade quanto no de funcionalidades que eles podem trazer para a empresa que decide investir nestes softwares.
Assim como uma catraca biométrica tem todo um suporte de atendimento quando deixa de funcionar ou precisa de manutenção, o CRM é o responsável por anotar os dados de todos os clientes que podem ligar pedindo o serviço de sua empresa.
Ou seja, o CRM será o responsável por cadastrar o cliente em um primeiro contato, armazenar todas as informações dele e analisar o seu problema, comparando com a base de dados alimentada pela sua empresa, criando assim um excelente atendimento.
Lembrando que os tempos são diferentes, e agora é a era digital que domina os negócios. Quanto maior a empresa, mais difícil é conseguir administrá-la sem a ajuda de um CRM, principalmente quando se é do ramo tecnológico e vendas de sensor de nível, por exemplo.
A partir do momento que você tem uma ferramenta que faz tudo que alguém fazia há muito tempo de forma manual, como o CRM, tudo é feito de forma otimizada, muito mais precisa e em uma quantidade absurdamente grande.
O marketing também é muito beneficiado com o investimento de CRM, podendo ter estratégias de atração e expansão da marca baseada nos dados coletados dos clientes, criando personas e formas eficazes de melhorar o processo de vendas.
Conheça algumas das vantagens do CRM
Assim como empresas de segurança privada, dificilmente qualquer negócio investiria em estratégias e práticas empresariais se não houvesse algum tipo de retorno.
Tecnologia não é barato, sendo que, até mesmo, esses softwares precisam de manutenção e acompanhamento de uma equipe que entenda como funciona e saiba gerenciar todas as questões ligadas ao programa.
Portanto, sem um retorno financeiro, otimização de tempo ou aumento da autoridade e relevância da marca frente à concorrência, isso não valerá a pena. Sendo assim, confira algumas vantagens e benefícios:
01 – Dados em nuvem
Assim como diversas empresas que trabalham com terceirização de serviços informatica, uma das grandes vantagens do CRM é deixar os dados em formato de nuvem e garantir a segurança das informações, além da facilidade de acesso.
Com facilidade, isso significa que pode ser acessado de qualquer dispositivo ou lugar, auxiliando você a consultar alguma informação que talvez seja necessária para terminar de converter aquele cliente ou mostrar alguns dados em uma reunião.
A possibilidade de deixar todas essas informações unificadas em um só lugar externo e de fácil acesso para as pessoas selecionadas, por si só é bastante atrativa.
Ao invés de pagar por licenças de valores exorbitantes, configurar e instalar programas nos computadores de sua empresa, com os dados em segurança na nuvem, existe uma maior integridade deles, tanto por parte dos clientes quanto da empresa.
02 – Integração com aplicativos diferentes
Esse é um dos maiores obstáculos que toda empresa enfrenta sempre que muda o sistema ou cria uma grande implantação dentro do negócio, principalmente por causa de como será a integração dos demais programas e sistemas com o novo software.
O CRM cria a possibilidade de integração com os sistemas e outros softwares utilizados pelo seu negócio, aumentando ainda mais a probabilidade de sucesso na sua empresa, principalmente pela automação do tempo investido nos processos.
Antes, um simples relatório que precisava passar por 4 pessoas e ser conferido para seguir adiante, hoje já é possível acompanhar as mudanças em tempo real, fazendo com que todos que estão dentro de algum projeto possam verificar e agir de forma rápida e eficaz.
03 – Automação de demandas
Como o CRM consegue extrair relatórios e realizar diversas tarefas com comandos específicos, é possível automatizar diversas demandas que antes pudessem levar muito tempo e comprometer uma tarefa que precisasse de mais atenção do colaborador.
Usando ainda o exemplo do relatório. Somente o fato de ter que coletar diversos dados para, então, extraí-lo e correlacionar as análises necessárias, dependendo da complexidade, poderia levar mais de 1 hora do dia do colaborador.
Com o CRM, as informações chegam muito mais rápidas e o relatório pode ser extraído com muito mais velocidade e precisão, fazendo com que as pessoas que o utilizam possam aplicar o tempo em outras demandas que são mais importantes.
Claro que esse exemplo foi apenas do relatório, mas isso se aplica a diversos setores e funções, e ao juntar tudo ao longo do mês, a diferença pode ser gritante.
Considerações finais
O texto de hoje abordou o que é um CRM e como ele funciona, mostrando e explicando a sua utilização, quais os mais utilizados no mercado, alguns dos elementos essenciais para o funcionamento de um bom CRM e algumas vantagens de se investir em um.
Claro que muita coisa depende da quantidade de dinheiro que for investido, quais métodos utilizará para desenvolver as suas estratégias, quais os focos e as metas da sua empresa, seus estilos e hábitos de negócios, e muito mais.
Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e adapte-as à realidade de sua empresa, buscando explorar ao máximo o seus pontos fortes e melhorar os fracos, para que assim, seja um sucesso ainda maior no mercado e no seu ramo de atuação.
Portanto, sente-se com os líderes da sua organização e comece a pensar como fazer para aplicar o CRM dentro do seu negócio e usufruir de todas as suas qualidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.