A diversidade é uma palavra que não deve se limitar apenas a conteúdos, ela é ação, e seu propósito é fazer com que cada vez mais pessoas possam se sentir aceitas e abraçadas dentro de sua comunidade e da sociedade como um todo.
Infelizmente ainda vivemos em um mundo e em um país onde o preconceito, o racismo, a homofobia, a xenofobia e diversos outros tipos de crimes são cometidos todos os dias e fazem milhares de vítimas ao redor do planeta.
Muitas dessas pessoas sofrem não apenas pela forma como são tratadas, mas também pela falta de oportunidades dentro do mercado de trabalho apenas por serem como são e por terem escolhido viver de determinada maneira.
Por isso, quando falamos de diversidade, principalmente dentro do mercado, nos referimos a uma ação que tem como objetivo principal o acolhimento daqueles que podem se sentir rejeitados neste meio.
Dentro de um negócio, se preocupar com a patenteação de marca é muito importante para manter a empresa dentro dos trilhos, mas também existe muito que pode ser feito para que a marca seja vista de forma diferenciada no mercado.
Quando falamos da diversidade dentro das empresas, falamos de uma ação que pode trazer diversos benefícios para ela, pois além de contar com um grupo diferente de profissionais, ainda garante uma relação personalizada com o seu público.
Isso porque uma marca pode possuir um perfil ideal de cliente, mas isso não impede que outros perfis que fogem desse também venham a conhecer o seu negócio e se interesse em consumir o que você oferece.
Entretanto, é normal que essas pessoas queiram se sentir representadas pela marca ao adquirir algo dela, e ao se deparar com perfis de profissionais que fogem completamente de suas características, isso pode gerar um afastamento entre público e marca.
O redator iniciará o artigo contextualizando a marca, como a participação e aceitação do público é fundamental para o seu sucesso e a importância de se adaptar a todas as diversidades, estimulando sempre a inclusão.
Por isso, marcas que vendem produtos físicos pela internet estão se preocupando cada vez mais em garantir tanto um ótimo sistema de entregas e-commerce quanto profissionais que tragam representatividade e diversidade para o negócio.
Trazer mais diversidade para dentro de uma marca não é uma missão impossível, desde que a empresa entenda a importância disso e trace estratégias para fazer com que essa pauta seja cada vez mais discutida no mercado.
Pensando nisso, hoje iremos nos aprofundar no assunto e entender mais sobre como a diversidade dentro das marcas é extremamente importante nos dias de hoje e como você pode aplicá-la dentro do seu negócio, seja ele qual for.
A importância da diversidade dentro do mercado
Antes de qualquer coisa, é válido que falemos sobre a importância da diversidade dentro das empresas, afinal de contas se trata de um assunto que merece atenção especial para que todos entendam sua necessidade.
Imagine que dentro de uma controladoria empresarial existam pessoas de diversos grupos sociais para atender clientes que também fazem parte desses mesmos grupos, que ainda sofrem diversos tipos de preconceitos na sociedade, como as comunidades:
- Preta;
- LGBTQIA+;
- PCDs;
- Mulheres;
- Indígenas;
- Ex-presidiários;
- Imigrantes.
Ao se deparar com alguém que faz parte do seu mesmo grupo, essa pessoa pode se sentir bem mais confortável durante o contato com a empresa e até mesmo sentir mais vontade de adquirir o que ela oferece.
Isso acontece porque a marca gera conexão com o público, mostrando a ele que ela preza pela inclusão de pessoas que fazem parte de grupos que por muito tempo foram e infelizmente ainda são vítimas de exclusão social.
Entretanto, está nas mãos de cada pessoa fazer a diferença e provar que assim como existem aqueles que fazem mal a esses grupos, existem aqueles que fazem bem e se esforçam para garantir que eles tenham o seu espaço na sociedade e no mercado.
Impactos da falta de diversidade nas marcas
Dentro de uma empresa de monitoramento ambiental, a diversidade dentro das empresas é uma forma de comunicar a inclusão que a empresa prega e faz no mercado, o que prova que ela não traz isso apenas como um conceito que se limita às palavras.
Sendo assim, a diversidade precisa ser praticada dentro das empresas, e não apenas algo usado para engajar com determinado público. Até porque a falta de diversidade nas marcas traz inúmeros impactos negativos para ela, como:
Falta de identidade
A falta de identidade é quando um determinado cliente ou potencial cliente olha para uma empresa composta com colaboradores e funcionários que não fazem com que eles se sintam representados durante um atendimento ou processo de vendas.
Por exemplo, uma mulher, ao ser atendida por outra mulher, tende a se identificar mais com o processo oferecido, pois trata-se de perfis que se conectam, e a falta dessa representatividade também traz a falta de identidade.
Menor estímulo para compra
Além disso, a falta de diversidade também pode diminuir o estímulo para compra do cliente, algo que dificilmente vemos em um autoatendimento fast food, por exemplo, pois se preocupa em entregar para o consumidor o máximo de representatividade no processo.
Muitas pessoas compram de uma marca não apenas pela qualidade do que oferecem, mas também por oferecer uma diversidade de pessoas na empresa que faz com que os mais diferentes tipos de clientes se identifiquem com ela.
Esses são apenas alguns dos inúmeros impactos negativos que uma marca sofre ao não trazer mais diversidade para dentro de suas empresas, o que a longo prazo pode acabar com a reputação e a chegada de novos clientes na empresa.
Dicas para se posicionar nos grupos da sociedade
Para finalizar, não poderíamos deixar de oferecer algumas dicas para te ajudar a trazer mais diversidade para a sua empresa e, junto a isso, posicioná-la de forma humanizada no mercado e dentro dos grupos da sociedade. Confira:
Promova campanhas internas e externas
A promoção de campanhas é sempre uma ótima estratégia para divulgar uma atualização de firmware ou até mesmo novidades dentro de uma empresa, inclusive a chegada de novos conceitos e grupos de pessoas.
Por isso, a primeira fica responsável por promover campanhas tanto internas quanto externas que promovam a diversidade da sua empresa, mostrando que a sua marca abre espaço para que todos possam trabalhar e dar suas opiniões.
Internamente você pode criar campanhas de conscientização para que os funcionários estejam por dentro do assunto, e externamente é possível fazer isso através da abertura de vagas para grupos sociais e da divulgação de conteúdos sobre o assunto.
Participe e incentive o debate social
Uma das melhores maneiras de conscientizar as pessoas sobre algum assunto importante, é justamente promovendo o debate sobre a pauta para que todos possam aprender algo novo e esclarecer suas dúvidas quanto a essa questão.
É através do debate que uma empresa de criação de softwares consegue oferecer sempre o melhor procedimento tanto interno quanto externo, desenvolvendo o melhor serviço e produto do mercado.
Sendo assim, é válido trazer isso para dentro das empresas através de palestras e bate-papos com pessoas que fazem parte de grupos sociais e que podem trazer um pouco mais dessa realidade para preparar seus colaboradores para a inclusão de novos perfis.
Contrate diferentes perfis de profissionais
Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a importância de colocar a diversidade em prática dentro da sua empresa, e nada melhor do que contratar diferentes pessoas para comporem a sua marca.
Para isso, você pode abrir vagas voltadas para determinados grupos sociais, como as pessoas pretas, LGBTQIA+, mulheres, PCDs e muitos outros que estão no mercado à espera de uma chance para demonstrar o seu potencial.
Além de ótimos brindes personalizados diferentes, ao chegar em uma empresa, esse novo funcionário se sentirá acolhido por uma empresa que vive a diversidade e inclusão que prega, gerando ainda mais satisfação entre os funcionários.
Essas são apenas algumas dicas que podem fazer toda a diferença no processo de inclusão da sua empresa, trazendo cada vez mais pessoas dispostas a demonstrar o seu potencial e realizar um ótimo trabalho.
Considerações finais
Em um mundo e em uma sociedade tão cruel com alguns grupos de pessoas, parte de cada um a vontade de fazer diferente e ação de mudar essa realidade e oferecer a esses indivíduos oportunidades de mudar de vida.
Dessa forma, você será um empreendedor que tocará uma empresa disposta a acolher todo aquele disposto a realizar um ótimo trabalho e ajudar a sua marca a chegar ainda mais longe, independentemente de quem seja.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.