O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante na divulgação de micro, pequenas, médias e grandes empresas, porque apresenta uma relação muito boa entre custo e benefício.
O emprego dele de maneira correta, será fundamental para aumentar as vendar e fidelizar os leads. Porém se não for usado da maneira correta, seu envio acarretará em rejeição e antipatia para com a sua empresa.
Abaixo daremos algumas dicas sobre como o e-mail marketing deve ser utilizado.
1) Lista de e-mails não devem ser compradas
Abaixo te daremos algumas razões pelas quais as listas de e-mails não devem ser compradas.
• Toda e qualquer pessoa deve autorizar que a sua empresa envie um e-mail marketing para ela, caso ela não permita, sua mensagem será um spam.
• Um banco de dados deve ser composto por endereços de pessoas que tenham algum tipo de interesse no seu negócio. Caso contrário, sua chance de retorno é baixíssima.
• É preciso ter um equilíbrio no envio de e-mails, pois caso contrário, isso afetará a reputação da sua companhia.
• O destinatário que marca a sua mensagem como spam impede que você continue enviando e-mails para ele e, ainda, faz com que sua reputação seja manchada junto à ferramenta que faz o envio.
Dica: 3 motivos para usar o marketing de conteúdo
2) E-mail marketing deve ser enviado por uma ferramenta própria
Muitos acham que basta pegar o seu e-mail pessoal e a partir dele enviar uma mensagem a dezenas de destinatários de qualquer maneira e assim estão fazendo uso do e-mail marketing. A resposta é: não, essa não é a maneira certa de usar o e-mail marketing.
Recorrer a uma ferramenta é a melhor maneira de transmitir uma mensagem profissional e com credibilidade aso seus clientes. Sem contar que a partir dela é possível mensurar os resultados!
Lembre-se de usar uma que além de ter um custo acessível, seja fácil de usar, tenha uma taxa de entrega eficiente e seja integrada ao e-commerce.
3) Frequência e relevância são itens a serem analisados
Já foi dito acima que e-mails em excesso desgastam a imagem da sua empresa e, ainda, irrita quem recebe. Isso fica ainda pior quando esses e-mails são mandados de maneira frequente e com assuntos sem relevância.
É fato que não há uma regra que determina de quantos em quantos dias o e-mail marketing deve ser enviado. Contudo, o bom senso sugere o envio a cada 15 dias e dependendo da relevância até uma vez na semana.
O melhor é ser eficiente ao enviar um e-mail marketing. Para isso, é preciso segmentar os disparos aos seus clientes, aumentar a precisão e encaminhar apenas assuntos relevantes.
4) Remova todas as características de spam do seu e-mail marketing
Antes de chegar ao destinatário, os provedores submetem as mensagens a filtros anti-spam. Para que seu e-mail marketing não seja confundido evite: textos em vermelho; palavras como promoção, grátis e crédito. Também não exagere em pontuação, não mande assuntos muito extensos e escritos em caixa alta.
Tomando todos esses cuidados, seu e-mail marketing conseguirá transpor a primeira barreira que são os filtros.
5) Atenção quanto ao emprego de imagens no e-mail marketing
É fato que o emprego de imagens no e-mail marketing é uma forma de deixá-lo mais atraente. Contudo, ele pode trazer problemas ao ser enviado e também no que diz respeito aos direitos autorais.
Por isso, a melhor maneira de colocar fotos no e-mail marketing é recorrendo as suas imagens ou usando banco de imagens compradas ou gratuitas.
6) Procure se destacar!
Dezenas de e-mails chegam a caixa de entrada dos seus clientes todos os dias! Para que ele não exclua a sua de maneira imediata, a dica é seja atraente.
Para isso, recorra a textos curtos e ao mesmo tempo claros, imagens atrativas com links. Lembre ainda de usar e abusar da criatividade e personalidade.
7) Descadastramento deve ficar visível ao destinatário
É claro que mesmo seguindo todas as nossas dicas, o seu cliente pode não querer receber seu e-mail marketing. Você sabe que isso é um direito que ele tem! Por esse motivo, coloque em um ponto visível a opção para retirada do contato do seu banco de dados.
Conclusão
Não há uma fórmula mágica para o sucesso do e-mail marketing. A dica é testar a ferramenta com diferentes formatos, tipos de imagens e assuntos. A partir disso, o processo de análise deve ser constante para definir qual foi a que mais agradou seu público.