Entenda as diferenças entre mídia paga e mídia orgânica. Aprenda como equilibrar as duas estratégias

A presença de empresas nas redes sociais tem como objetivo apresentar produtos e serviços para os mais diversos clientes, demandando uma estratégia diferente para cada assunto abordado, e como interagir com o espectador de forma certeira.

Em todo caso, é preciso compreender a diferença entre mídia paga e mídia orgânica, e como as diferenças podem ser superadas com uma estratégia apropriada, encontrando um equilíbrio necessário. 

Principais diferenças entre mídia paga e orgânica

Dentro das redes sociais, é possível explorar tanto a mídia paga quanto a mídia orgânica. Mais importante, é estabelecer uma estratégia junto a técnicas de marketing digital, que possa contemplar da melhor maneira possível a divulgação de uma marca.

A mídia paga exige o investimento remunerado por publicidade em uma plataforma de rede social, que pode ser entre as mais diversas, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Youtube.

Quando se fala em mídia orgânica, trata-se de uma publicação que não demanda investimento monetário, dependendo de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), isto é, otimização do motor de busca, utilizando palavras-chaves apropriadas para os negócios. 

A estratégia de inbound marketing, ou marketing de atração, também pode ser aplicada para apresentar o conteúdo das redes sociais no feed dos usuários. 

De qualquer maneira, cada estratégia possui características próprias que, quando somadas, resultam em uma campanha de marketing digital completa. 

Vantagens das mídias orgânicas sociais

Com a estratégia e o foco certos, manter uma presença orgânica nas redes sociais pode ser econômico e fornecer ótimos resultados, pois é tudo de graça, sendo feito por conta própria.

Não exige muito trabalho do empreendedor, exigindo apenas investimento de tempo e criatividade.

Além disso, as redes sociais proporcionam uma maneira de se envolver com os clientes de forma contínua. 

Os perfis ativos de uma empresa permitem postagens recorrentes, assim como se mostra um espaço para responder a perguntas sobre os produtos e serviços. 

Isso proporciona aos clientes uma experiência personalizada, além de ser conveniente porque é uma resposta direta ao consumidor.

Vantagens da mídia paga nas redes sociais

A grande vantagem em utilizar uma estratégia de mídia paga nas redes sociais está na segmentação do grupo demográfico que vai receber as postagens. 

É possível classificar usuários por diferentes categorias, entre as quais:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Interesses
  • Localização.

Além disso, a mídia paga tem um custo relativamente baixo, dentro do marketing digital, levando a mensagem para um maior número de pessoas do que o marketing tradicional, como um busdoor ou um outdoor. 

Com os esforços orgânicos de rede social, é preciso criar conteúdo que obedeça os algoritmos e trabalhe ativamente para se envolver com os seguidores quando eles forem fisgados. 

A mídia paga dispensa o processo em que é preciso criar conteúdo a todo instante, obedecendo a algoritmos e colocando, de forma imediata, a mensagem exatamente onde as pessoas a veem.

O equilíbrio entre mídia paga e orgânica

As mídias orgânicas e pagas têm benefícios para as empresas. Eles atendem a necessidades diferentes com prioridades variadas, por isso se torna impossível dizer qual é melhor, já que atendem a propósitos individuais.

Ambos têm prós e contras, dependendo de quais são as necessidades de um negócio. 

Se um empreendedor não tem orçamento para marketing digital que necessita de investimento, a estratégia é concentrar esforços mais orgânicos, como escrever conteúdo atencioso ou desenvolver perfis de mídia social. 

No entanto, se houver dinheiro para investir, vale a pena projetar uma campanha publicitária agressiva por meio de plataformas sociais diferentes 

Conclusão

Por fim, o melhor método entre mídia paga e orgânica é totalmente decisivo quanto ao orçamento e tempo disponível para investir no negócio. 

Se um empreendedor tem um negócio que tem grande fluxo de caixa, a mídia paga é uma opção para continuar testando estratégias de marketing pago online até obter resultados. 

Embora tenha que investir muito tempo, criatividade e testes, ainda será um grande benefício para os negócios. Basicamente, pode-se comprar esse tempo de volta com a receita gerada por anúncios pagos.

Por outro lado, se o negócio ainda não disponibiliza um fluxo de caixa que permita investimento em marketing digital, a mídia orgânica se mostra a melhor opção para a empresa. 

Um benefício para o orgânico é que se pode construir uma base de clientes fiéis. 

Os visitantes orgânicos sempre sabem mais sobre a marca e a maioria deles chega a partir de um ponto de contato diversificado, como uma revisão de produtos. 

Já com a mídia paga, todos parte de um mesmo ponto de contato, que neste caso é uma campanha publicitária.

O melhor é explorar cada estratégia de maneira contínua, e assim criar um cenário favorável dentro de uma campanha de marketing digital.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Publicidade

© Agência Maya - Criação de sites de alta performance em São Paulo

Descubra como um site de alta performance pode transformar seu negócio. Fale com a gente.