Você já ouviu falar em leads? Sim! Mas, sabe o que é? Não! Então esse post é pra você! Pois nele te faremos entender o que são e o que é preciso fazer para cuidar delas.
De uma maneira bem simples, leads são pessoas que de alguma maneira demonstraram interesse no seu serviço ou produto. Então quer dizer que eles são os clientes em potencial? A resposta é: sim!
Entenda a diferença entre leads e visitantes
Seu site apresenta um alto número de visitantes todo mês? E é claro que se eles visitam é, porque tem algum interesse no seu produto, não é mesmo? Contudo, se eles ficarem apenas como visitantes, eles não passaram de números!
Se sua empresa não possui nenhum tipo de informação sobre eles, será impossível interagir com esses possíveis clientes.
Isso é o que acontecem com grande parte das empresas espalhadas por todo o país. Infelizmente, elas se preocupam apenas em receber visitas e se esquecem de transformar esses internautas em leads!
Hoje, a informação mais importante sobre alguém é o seu e-mail, pois será a partir dele que a comunicação será estabelecida. Além disso, será possível encaminhar conteúdos que ela tem interesse em obter conhecimento e, ainda, tirar suas dúvidas!
Engana-se quem pensa que uma estratégia de marketing e a estratégia comercial devem estar focadas apenas em vender algo para quem visita sua página. Uma estratégia de marketing mais comercial eficaz é aquela que detém informações dos clientes e, ainda, desenvolve um relacionamento.
Para gerar leads, é fundamental trabalhar em busca de atrair pessoas que apresentam algum tipo de interesse no meu produto ou serviço e para isso não basta somente criar conteúdos.
Dica: 3 motivos para usar o marketing de conteúdo
É fundamental dar informações para que as pessoas de uma maneira natural passem a se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos por uma companhia. Reconhecendo um cliente em potencial é imprescindível não vender apenas uma vez, mas através de um relacionamento as vendas serão frequentes.
Todo relacionamento é baseado em confiança e no mundo dos negócios isso não é diferente! A partir do relacionamento, os leads estarão prontos e seguros para fazerem negócios com a sua empresa.
Entendeu agora a importância dos leads para o crescimento da sua organização? Quanto mais relacionamentos você desenvolver com clientes em potencial, maior será sua chance de aumentar o número de clientes da sua empresa. Por isso mesmo, tenha uma página capaz de converter visitantes em leads!
Leads devem ser gerenciados
Como em um relacionamento real que se vale daquela máxima que precisa ser cultivado todos os dias, assim também ocorre com os leads. É imperativo dia após dia nutrir os seus leads para que eles passem para o posto de cliente.
Promover interação com os leads passa por estar atento ao que eles demonstraram interesse. Depois, é só encaminhar para ele temas que tem relação com aquele assunto. Porém, esses conteúdos devem trazer conhecimentos para que seu interesse seja mantido.
É fundamental que haja um equilíbrio, nada de enviar diversos e-mails, pois de potencial cliente, ele poderá se transformar em alguém que perdeu o interesse em sua empresa.
Tendo uma estratégia bem montada, a relação de confiança entre cliente e vendedor será fortalecida e para efetivar o próximo passo que a venda, estará muito mais próximo do que você imagina.
Um erro comum e que afastam os leads é enviar mala direta para todos os contatos do banco de dados. Essa não é uma maneira nada eficaz para cuidar deles, porque os que estão na lista possuem diferentes perfis de lead e a sua empresa precisa saber a diferença entre cada um deles.
Dica: Saiba o que é Funil de Vendas!
Fluxo de nutrição é fundamental
O fluxo de nutrição é a melhor maneira de manter seus leads preparados para compras que eles farão em breve. Para isso, sempre disponibilize conteúdos de qualidade e relevantes desde o momento do primeiro interesse até a conclusão da compra.
É fundamental manter o interesse dos leads e não apenas a capacidade de geração, pois se eles desistirem do seu conteúdo, certamente as vendas não se concretizarão. Nunca antecipe os processos, entenda o momento certo para agir, pois o erro, poderá afastar aquele cliente em potencial.
Por fim, cuide bem dos seus leads e atenda, sempre que possível, as suas preferências, pois só assim eles terão prazer em comprar da sua empresa!