Entenda como funciona o marketing conversacional

Agência Maya, Criação de sites de alta performance em São Paulo

Quando se fala em marketing conversacional, muitas pessoas ficam confusas, pois existem muitas definições e tipos de marketing. 

Porém, cada um tem uma função diferente com o objetivo de se consolidarem e terem relevância no segmento em que está inserido. 

No marketing conversacional, visa-se melhorar a comunicação com os clientes, utilizando a inteligência artificial para conseguir manter esse vínculo com o público. 

No curso de estrategia de marketing, por exemplo, explica-se a diferença entre as funções de cada tipo, e assim, entendem qual o melhor método para cada situação.

Caso queira entender o que é e como funciona o marketing conversacional, continue a leitura para mais informações. 

O que é o marketing conversacional?

O marketing conversacional é uma ferramenta que representa técnicas de relacionamento com os clientes, mantendo uma interação diferente com o público-alvo, e fazendo com que os leads passem para o fundo do funil de vendas com maior facilidade. 

A partir de uma comunicação mais humanizada, o marketing conversacional vem sendo importante para todos os tipos de pessoas, incluindo as que têm deficiência visual e auditiva. Sendo assim, transforma- se em algo mais inclusivo. 

Através de chatbots com inteligência artificial, os usuários têm a disponibilidade de tirar dúvidas e entrar em contato com a empresa que faz uso dessa ferramenta 24h por dia. 

Isso reduz a necessidade de entrar em contato por outras plataformas, como telefone, email, entre outras formas convencionais.  

No curso de ouvidoria, aprende-se sobre diversas formas de comunicação e planejamento. 

Então, o marketing conversacional tem sido bastante importante para os cursos de comunicação atualmente, devido a sua agilidade e facilidade de atender as expectativas dos clientes. 

Como funciona o marketing conversacional?

Muitas empresas grandes têm perdido clientes devido a pouca tecnologia aplicada ao negócio. 

Visto que hoje em dia, as pessoas querem respostas imediatas, e esperar para entrar em contato para obter informações acaba sendo algo que faz com que ocorram muitas desistências. 

Quando se fala em marketing conversacional, esse tipo de situação muda totalmente o cenário, pois com a tecnologia, a agilidade de atendimento é eficaz e aumenta a quantidade dos clientes captados. 

Essa agilidade de atendimento e resolução de situações cotidianas das que os clientes têm em relação a serviços prestados por uma empresa, vem devido aos chatbots, que estão disponíveis o tempo todo, facilitando um atendimento eficaz. 

Há gestores que ainda não conheciam essa técnica, e devido a isso, acabam perdendo para a concorrência. 

Desse modo, tem crescido a procura por gestão comercial curso para que eles se atualizem e atinjam melhores resultados em suas estratégias. 

Como é aplicado o marketing conversacional?

Como dito anteriormente, o marketing conversacional ou o de conversão inicia-se a partir dos chatbots baseados em cada tipo de público que deseja ser alcançado. 

Com isso, é fácil fazer um chatbot para cada perfil de cliente, ou seja, os diferentes tipos de personas almejadas durante o planejamento estratégico. 

Para a aplicação desse processo, cria-se um fluxo em que o cliente é direcionado para um chatbot de acordo com as dúvidas e interesses que eles têm, sendo dividido em etapas como:

  • Conquista de novo leads;
  • Qualificação do lead;
  • Levar esse lead a um executivo de vendas;
  • Fechamento da venda.

Quando o usuário se interessa por uma marca, ele acaba iniciando um contato deixando seus dados como nome, telefone e email. 

Com o uso do bot, a conversa fica muito mais abrangente, pois não há interrupção, e dá para criar as melhores perguntas para entender o motivo do usuário ter chegado a sua página.

Após conhecer as informações e necessidades desse potencial cliente, ele passa a ser direcionado pela inteligência artificial para aprender mais sobre o produto ou serviço e tirar as dúvidas que eles tiveram durante o processo. 

Para aprender essas técnicas, muitos empreendedores têm feito cursos para area comercial para estar ligado às últimas tecnologias para a captação de leads. 

Depois que esses leads foram qualificados, eles podem ser direcionados a um representante de vendas que prestará todo tipo de informação, o atendendo da melhor maneira para manter as negociações necessárias. 

Com todos esses dados pertinentes, esse lead pode-se tornar um cliente, realizando a compra e possivelmente ser um consumidor fidelizado.  

Quais os benefícios do marketing conversacional?

Ao ver a facilidade tanto para os usuários quanto para os gestores do negócio, percebemos que essa técnica traz diversos benefícios, sendo os principais: 

  • Otimização da experiência do consumidor;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução do ciclo das vendas;
  • Aumento do engajamento da marca;
  • Fidelização de clientes.

Um cliente sempre quer ser bem-atendido, mas não apenas isso, ele quer agilidade e resolução rápida de suas dúvidas e sugestões. 

Com a utilização da inteligência artificial e bots, tende a aumentar o engajamento da marca, reduzindo ciclo das vendas que geralmente leva um grande caminho até chegar no objetivo final. 

Administrar algo tão inovador pode ser um desafio para muitos empresários. Por isso, muitos têm buscado estudar em curso de administração comercial, por exemplo. 

Isso ao entender a necessidade de se atualizar para que os resultados que desejam sejam alcançados com mais facilidade. 

Devido aos benefícios do marketing conversacional, tudo isso já citado melhora o relacionamento com os clientes e aumenta a autoridade da marca, além de fidelizar clientes com mais precisão.

Agora que você já sabe o que é o marketing conversacional e quais são os seus benefícios, não deixe de usar essa ferramenta em suas estratégias e tenha um aumento significativo de vendas e de clientes fidelizados. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Publicidade

© Agência Maya - Criação de sites de alta performance em São Paulo

Descubra como um site de alta performance pode transformar seu negócio. Fale com a gente.