A nova indexação mobile do Google, conforme matéria postada pelo Google em seu blog oficial, a partir de 2017 entrará em vigor o que chamam de Mobile-First Indexing, ou seja, ao invés de utilizar o site para computadores em sua classificação, irá priorizar o conteúdo da versão para dispositivos móveis dos sites.
Como funciona hoje indexação do Google.
Hoje a maior parte das buscas realizadas no Google são feitas utilizando dispositivos móveis, porém, o sistema de classificação ainda utiliza a versão para computadores do conteúdo dos sites para avaliar a relevância do mesmo para os usuários, e fazer a indexação dos sites.
O que muda com a nova indexação mobile do Google.
Com o intuito de tornar a busca mais útil para o usuário, os algoritmos do Google utilizarão, primeiramente, a versão móvel do conteúdo de um site para ranquear as páginas do mesmo nos resultados de busca.
Dica: O que é o Google Adwords e como usar na sua empresa
“Para tornar nossos resultados mais úteis, começamos experiências para tornar nosso índice mobile-first. Embora nosso índice de pesquisa continue a ser um índice único de sites e aplicativos, nossos algoritmos usarão, principalmente, a versão móvel do conteúdo de um site para classificar as páginas desse site, entender a estrutura de dados e exibir trechos dessas páginas em nossos resultados. Naturalmente, enquanto nosso índice será construído a partir de documentos móveis, vamos continuar a construir uma ótima experiência de pesquisa para todos os usuários, sejam eles provenientes de dispositivos móveis ou de desktop.”
A nova indexação mobile do Google.

Sites com conteúdo de desktop x celular
Para sites que possuem design responsivo onde o conteúdo é o mesmo para dispositivos móveis e computadores, você não precisa se preocupar em mudar nada, a indexação continuará a mesma. Se você possui um site onde o conteúdo principal é diferente para dispositivos móveis e computadores, será necessário verificar as páginas para garantir que estão exibindo o conteúdo correto.
Pense na Página Móvel
Muitos sites responsivos são construídos pensando somente em uma versão mais leve, no entanto, com a A nova indexação mobile do Google (Mobile-first Indexing) realizando o índice primeiramente na versão móvel, isso significa que será preciso pensar bem o que colocar nestas páginas. Então, se o conteúdo do seu site para desktop não estiver presente no site mobile, o site poderá perder tráfego nessas páginas.
Nós da Agência Maya cuidamos sempre destes dois pontos, leveza e conteúdo.
Solicite um contato e saiba como podemos lhe ajudar.