Para que um empreendimento tenha sucesso em sua área, ele precisa estar alinhado à uma série de fatores capazes de definir o progresso dessa companhia, principalmente ao clientes, responsáveis por manter um consumo. Leads esses que precisam ser fortalecidos.
Afinal, é impossível que um cliente passe a compra da sua loja se ele sequer conhece o seu empreendimento. Muitas vezes até existe esse conhecimento, contudo, esse indivíduo não apresenta nenhuma intenção de compra, por não ter necessidade com o produto.
Questões a serem analisadas com certa profundidade, para que uma empresa consiga desenvolver estratégias que trabalhem com essa percepção do público sobre a sua marca, enxergando a empresa com algo que represente uma necessidade em sua vida.
Algo mais fácil de se conseguir acerca de certos produtos, como alimentos essenciais para a vida humana, além de outros quesitos que partilham desse mesmo ponto de tamanha necessidade, como serviços de energia elétrica, distribuição de água e gás, entre outros.
Junto a isso existem as demandas comuns para o mercado de trabalho também, como a precisão de serviços de internet para o funcionamento de um escritório ou a instalação de um sistema de alarme, para uma entidade bancária, que opera com cofres, por exemplo.
Cabe às empresas, por meio de suas estratégias de marketing, saber o melhor momento e forma de se conectar a esses clientes, para que seja possível assim aumentar o seu número de vendas e contratações, além de outros índices ligados ao progresso de negócio.
Através das plataformas digitais esse processo de aproximação e conhecimento dos seus clientes se tornou muito mais prático e eficiente, permitindo assim que as empresas encontrem táticas que melhorem a performance dessa companhia junto ao seu público.
Como uma empresa de brindes corporativos, que encontra na internet maneiras de oferecer o melhor meio possível os seus serviços, para os mais diferentes tipos de cliente, de pequenas à grandes empresas, que vendem para o público final ou para o empresarial.
Tudo isso é feito através do trabalho com os seus leads. Mas primeiro é importante conhecer ao que esse termo se refere, não é verdade?
O que é Lead?
O marketing muitas vezes trabalha com termos que são específicos da sua área, porém, a sua importância se estende a todos os tipos de negócio, afinal de contas, o que une o mercado empresarial de forma geral é a sua relação com o seu público consumidor.
E dentro dessa relação existem os leads, indivíduos que se apresentam como oportunidades de negócio para uma empresa, ou seja, um possível cliente, que se mostra disposto a consumir dos produtos ou serviços ofertados por tal companhia.
Como uma empresa que trabalha com a confecção de botão de comando, produto a ser oferecido para as mais diversas fábricas, que necessitam desse tipo de instrumento, para sinalizar as suas ações com segurança.
Ou seja, os leads são clientes em potencial, descobertos a partir de uma série de dados que pode ter sido coletada pela empresa através de diversas ferramentas e estratégias. Algo que se ampliou no mercado digital, lidando com plataformas de fácil acesso para ambos.
Entre as formas de alcançar essas informações correspondentes aos seus clientes e usuários que apresentam essa probabilidade, destacam-se alguns como:
- Formulários;
- Pesquisas;
- Redes sociais;
- E-mails;
- Contatos via telefone;
- Compra de lista de clientes.
Tudo que possibilite uma companhia a ter um maior acesso aos dados referentes ao seu público, aquele provável de se tornar, para que seja possível realizar uma comunicação customizada para tal audiência, aumentando assim as chances de sucesso de conversão.
Sendo essa a principal frente de uma das ações de marketing, o chamado inbound marketing, que atua justamente com o alcance de novos clientes, por meio de estratégias focadas na atração de possíveis compradores para os seus serviços comerciais.
E quando se pensa nos leads coletados, é preciso também saber sobre como analisar esses índices, de forma com que uma empresa de automação de robótica tenha uma noção completa sobre o tipo de consumidor com que essa companhia irá negociar.
A distinção entre os formatos de leads
Se é importante para uma companhia analisar de forma profunda os seus leads acompanhados, é preciso também conhecer a qual tipo esse lead se associa, podendo ele ser identificado como MQL ou um SQL.
O MQL (Marketing Qualified Lead) é um lead que deve ser direcionado ao setor de marketing da sua empresa, por ser um indivíduo que se encontra no processo de conhecer melhor sobre os serviços e produtos oferecidos por uma empresa.
Diferente do SQL (Sales Qualified Lead), no qual dentro do processo de compra esse lead se posiciona em uma etapa onde demonstra uma forte probabilidade de realizar a conversão da compra, trazendo assim um resultado positivo para esse negócio.
Especificidades dos leads que devem ser respectivamente repassados para o setor de marketing e de vendas de uma empresa de automação, que busca a partir da cooperação dessas duas equipes chegar a um ponto positivo para o sucesso da sua companhia.
Mas além desses dois modelos de leads também se deve ter atenção àqueles que não representam um valor a longo prazo para o seu negócio. Como um usuário que visite o seu site de vendas, mas não apresente nenhum indício de que irá fechar uma compra no local.
Sendo esses leads a serem descartados entre as estratégias da sua companhia. Contudo, é preciso ter atenção ao momento certo de se fazer isso, pois esse lead pode ser importante para estabelecer o prestígio da marca no mercado.
Além de outras questões a serem analisadas, com a probabilidade dele de fato ser um usuário a ser trabalhado, que no momento pode não ser um cliente certo, mas apresenta vestígios de fazer a compra em um ponto distante, quando estiver em condições.
Para então se descobrir quando uma empresa deve investir na qualificação desses leads, e dessa forma conquistar novos clientes para os seus negócios.
Quando investir na qualificação de leads?
O processo de qualificação de um lead trabalha com utilização de técnicas e ferramentas que permitam com que um usuário, que apresentou interesse em um produto ou serviço, finalize o processo de compra, algo que tem início justamente nessa fase de visualização.
Como o administrador de um serviço de entregas, que frequentemente vem pesquisando sobre a utilização de um software de inteligência artificial, de forma a otimizar o seu material de trabalho. Diferentemente de um usuário que somente está curioso com o tema.
Esse primeiro indivíduo é justamente aquele que deve ser trabalho por uma companhia que ofereça serviços que envolvam a utilização de tecnologias voltadas à inteligência artificial, sendo aquele que apresenta índices positivos para os lucros dessa empresa.
Para se trabalhar nisso é preciso recorrer a estratégias específicas para cada etapa do processo de compra, oferecendo conteúdos que melhor se adequem a cada fase dessa aquisição, em um processo conhecido também como nutrição do lead.
Ou seja, alimentando a possibilidade de compra desse lead, para transformá-lo diretamente em um cliente. O que pode ser feito a partir dos seguinte conceitos relacionados a cada um desses leads como:
- Necessidade (quando existe demanda por um serviço);
- Viabilização (quando existem condições para se fazer tal compra);
- Orçamento (quando existe renda para concluir a aquisição);
- Tempo (o timing exato de se fazer uma compra ou não).
Um conjunto de fatores a serem analisados, para que uma empresa que trabalhe com serviços de certificação de rede, garantindo a qualidade do cabeamento usado para as conexões digitais feitas em um estabelecimento, encontrar o seu cliente em potencial.
Garantindo assim os melhores benefícios referentes à realização dos seus serviços.
Os benefícios de se qualificar seus leads
O processo de qualificação de um lead garante benefícios diretos para um empreendimento, como um claro aumento em seus níveis de rendimento. Consequência do maior número de clientes convertidos relacionados aos seus negócios.
Uma relação mais simples de ser conquistada nos dias atuais, através das ferramentas desenvolvidas em meio às soluções tecnológicas, como o maior contato que as empresas têm com o seu público, por meio das redes sociais.
Dispositivos que agem principalmente no processo de coleta de dados desses clientes em potencial, como um usuário que tenha curtido uma postagem sobre a promoção de um equipamento com funções de controle de acesso, como uma fechadura eletrônica.
Com esses dados coletados é possível para os setores de marketing e vendas da sua empresa analisar profundamente a posição desses possíveis clientes em relação ao processo de compra, por meio de softwares que fazem esse serviço de identificação.
Pois quanto mais informações uma empresa tiver dos seus leads, melhores poderão ser as estratégias utilizadas para fortalecer a conexão com esses indivíduos, garantindo um maior número de vendas, de clientes contratados, além do maior prestígio dessa companhia.
Tudo a começar pela sua relação com o seu público consumidor, e antes mesmo disso, o contato com indivíduos que apresentam algum índice de possibilidade de compra ou contratação dos seus serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.