Há quem diga que é no começo de um empreendimento que o gestor faz o planejamento da estratégia. Porém não quer dizer que esse procedimento está restrito apenas ao início! Afinal, ele é uma ferramenta muito usada em qualquer etapa de uma companhia.
Sendo assim, o planejamento da estratégia pode ser aplicado em diferentes situações, incluindo até o enfrentamento de uma crise financeira.
Por que preciso fazer o planejamento da estratégia?
Muita gente acha que pelo fato do empreendimento já ter se adaptado não é preciso apostar no planejamento da estratégia. No entanto, esse pensamento está completamente equivocado!
O cenário externo está sempre mudando e isso faz com que sua empresa pense em readequar o planejamento para não se ver desesperada quando o mercado oscilar.
A meta é fundamental, porém independentemente dela, todas as etapas até que ela seja alcançada deverão estar presentes no planejamento da estratégia.
Seja para abrir uma filial, para diminuir as dívidas ou para fechar as portas faz-se necessário o planejamento da estratégia.
Com um cuidadoso planejamento da estratégia ficará muito mais fácil executar, pois é ele que garante o sucesso da instituição.
Fazendo mau feito, os resultados não serão bons! Por isso, é preciso colocar o máximo de informações possíveis evitando assim o aparecimento de surpresas desagradáveis no meio do caminho.
Mas a pergunta que fica é: por onde começar o planejamento da estratégia da minha empresa?
A resposta é simples! A elaboração do seu plano de negócios precisa responder a três questionamentos: onde sua empresa está?; para onde ela quer ir e o que será necessário fazer para alcançar esse objetivo?.
A resposta para essas perguntas já ajudará e muito, pois o empreendedor terá colocado para fora o que ele pensa a cerca do seu negócio.
É fundamental responder o mais claro possível, pois isso facilitará a empresa o obter sucesso mesmo respeitando suas limitações.
Planejamento da estratégia em 6 etapas
Primeiro
É fundamental que o planejamento da estratégia leve em consideração o contexto onde a empresa está inserida. A análise de SWOT é um meio muito eficaz de avaliação das condições internas e externas.
A inglês em inglês significa: o “S” trata dos pontos fortes da sua empresa; o “W” das fraquezas, o “O” das oportunidades que surgirão em um futuro e o “T” as ameaças que essas fraquezas podem resultar no futuro. Para que o planejamento da estratégia seja bem-sucedido, é fundamental estar atento para antecipar algumas situações!
Segundo
As metas precisam ser traçadas! No entanto, elas devem ser realizadas dentro de um período. Para facilitar a definição, aposte em metas que possam ser quantificadas. Como por exemplo: o aumento no faturamento ou no ticket médio.
A fim de não errar, a empresa precisa considerar o tempo de realização e a viabilidade delas!
Terceiro
As ações e estratégias precisam ganhar destaque. Ações nada mais são do que as medidas práticas que foram tomadas para que as metas sejam concretizadas. Estratégias estão relacionadas as atividades que serão desenvolvidas para obter resultados.
Como são diversos pontos que devem ser considerados, é fundamental que essa etapa seja reforçada por uma equipe. No entanto, é função do líder organizar tudo o que foi dito, analisar os custos e o tempo para que as ideias saiam do papel.
Quarto
Para ter um planejamento da estratégia de sucesso, é imprescindível que todos os colaborados sejam envolvidos no processo.
Eles precisam ser motivados para que cada um atinja suas metas e assim cada tarefa será executada da melhor maneira possível.
Quinto
O controle e monitoramento será relevante durante o planejamento da estratégia, pois é no quinto passo que os cumprimentos das ações previstas serão colocados em xeque.
O planejamento da estratégia entrará em ação, porém o acompanhamento dos resultados caminhará sempre junto.
Por fim, é preciso, durante o planejamento da estratégia, estar atento aos resultados. Se as coisas não estão saindo como o esperado, é hora de mudar.
Contudo, se as coisas estão bem, nada de acomodação. Um erro estratégico pode ser fatal se ele não for visualizado logo no começo.
Conclusão
O plano de ação é o responsável por dar materialidade a todos os pontos propostos no planejamento da estratégia.
Por isso, é fundamental deixar o que está funcionando e corrigir o que não está bom!
Entre em contato com a nossa equipe! Estamos prontos a te ajudar da melhor maneira possível.