De acordo com os últimos estudos levantados sobre o marketing irrelevante, foi possível identificar que a estratégia em si está afastando os clientes, fazendo com que eles cancelem a inscrição para consumir conteúdo.
De acordo com os dados levantados pela parcelLab, dos 49% das pessoas que foram erroneamente segmentadas em e-mail e redes sociais, 42% decidiram que o melhor a se fazer, era cancelar a inscrição nas listas de marketing.
Atitudes mais extremistas também foram tomadas, justamente pelos 24%, que tomaram a decisão de bloquear a marca nas redes sociais.
Dentro de uma realidade onde a competitividade entre as empresas está cada vez maior, passar por este tipo de bloqueio em sua empresa de suporte técnico em informática, por exemplo, significa perda de venda.
Portanto, a segmentação de clientes é, de longe, um dos fatores mais importantes a serem considerados dentro de uma estratégia.
Para exemplificar melhor o cenário, podemos usar o relatório “The Emotional Shipping Experience”, onde foi possível identificar que as pessoas estão começando a perder a paciência com mais facilidade com marcas que enviam materiais de marketing incorretos.
Quando esse tipo de coisa acontece, no primeiro momento que o consumidor recebe o material errado, ou impreciso, a assinatura para receber conteúdos sobre a marca é imediatamente cancelada.
Em outras palavras, os consumidores que passam por esse tipo de experiência rompem qualquer tipo de relacionamento com a marca.
Por exemplo, a partir do momento em que uma contabilidade especializada em TI tem relacionamentos rompidos com seus clientes, consequentemente, a sua lista de contatos passa a ser menor, logo, a lucratividade da organização passa a ser comprometida.
Algumas pesquisas que foram desenvolvidas sobre o assunto, nos fazem refletir sobre a importância de criar estratégias personalizadas. Ao decorrer deste artigo, serão apresentados alguns detalhes estratégicos que torna menos frequente o cancelamento dos conteúdos. Confira:
Como o Marketing Irrelevante está impactando as marcas?
De acordo com o relatório desenvolvido pela parcelLab, em números, foi descoberto que quase metade de todos os clientes dos EUA disseram ter sido alvos de marketing irrelevante.
De todas essas pessoas que disseram ter sofrido com a experiência do marketing irrelevante, 88% delas tomaram medidas para se distanciar da marca.
Empresas de suporte técnico informática, por exemplo, que dependem do alcance para conseguir manter os resultados, devem, assim como outros negócios, adotar um marketing personalizado para que seus consumidores não se distanciem.
Na verdade, a personalização é uma característica obrigatória para as empresas que praticam o Marketing Digital.
Atualmente, é por meio das estratégias digitais que empresas conseguem garantir a sua lucratividade. Basta apenas uma pesquisa como “comprar projetor” que as principais lojas que praticam o Marketing Digital, irão aparecer como as melhores sugestões do buscador.
Segundo outros estudos desenvolvidos, foi identificado que a personalização aumenta a taxa de abertura de e-mail em até 26%. Portanto, é notável que a personalização é um fator bastante importante, certo?
Por outro lado, se os seus conteúdos não forem direcionados para as pessoas certas, consequentemente eles não prestarão atenção nele, e acabará na lixeira do e-mail.
Esse tipo de coisa costuma acontecer devido ao fato das pessoas quererem sentir-se conectadas com a sua marca. Ao mesmo tempo, elas desejam ser reconhecidas, e terem a sensação de que a individualidade realmente importa.
Portanto, até mesmo uma empresa de limpeza comercial que passa a adotar procedimentos diferentes de acordo com o perfil de cada cliente, passa a ser mais valorizada.
Afinal, ela está promovendo uma experiência personalizada que está de acordo com as necessidades do consumidor.
Dessa forma, quando as marcas cometem algum erro de personalização, o cliente saberá instantaneamente, pois ele estará esperando que você este personalização da maneira correta.
Como evitar erros de personalização na estratégia de marketing?
Inicialmente, isso pode parecer um pouco óbvio, mas não são apenas números que você está perdendo ao enviar materiais de marketing errados ou imprecisos. Na verdade, são oportunidades de venda que estão sendo desperdiçadas.
Portanto, o primeiro passo a ser dado é ver esses números como eles realmente são: pessoas que podem comprar com você. É interessante que você tenha em mente que cada contagem é importante.
Há um mantra que deve ser seguido independentemente da intenção da sua campanha, ela é: um ótimo e-mail enviado para a pessoa errada, é um esforço desperdiçado.
Hoje, o tempo é um dos bens mais valiosos para uma empresa, afinal, cada tempo depositado para uma determinada ação nas atividades de um distribuidor de fingerboard, ou de outro ramo, significa dinheiro.
Mas afinal, como manter esse mantra vivo em meio às atividades do dia a dia? Para isso, é necessário que você adote algumas práticas: São elas:
- Conheça a fundo as características do seu público;
- Cuide da sua lista de e-mails;
- Crie diferentes listas para diferentes objetivos e campanhas;
- A mensagem não é mais importante que o público.
Para que você possa entender melhor como estas práticas podem fazer diferença na eficiência da sua campanha, e até mesmo compreender a importância de cada uma delas, iremos abordá-las sequencialmente abaixo.
Saiba quem é o seu público
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, conhecer o público de uma empresa não envolve apenas saber o nome e o sobrenome. Trata-se de um processo na qual a organização deve entender as dores e as necessidades de seus consumidores.
É por meio dessas pesquisas, que uma empresa de serviço de cross docking, por exemplo, saberá qual a melhor maneira para aplicar o melhor sistema de distribuição de acordo com as vontades do cliente.
Como a sua estratégia está genuinamente contribuindo para que a vida e os objetivos de um cliente, no momento em que você clica em “enviar”? É importante que isso esteja claro para você em cada campanha desenvolvida.
Cuide da sua lista de e-mails
Já a sua lista de e-mails, é sempre importante mantê-la atualizada, limpa e apenas com leads que lhe deram permissão para estar lá.
Dessa forma, você saberá organizar a sua lista de contatos e, além disso, terá acesso a uma série de leads que estarão prontos para receber os materiais da sua campanha.
Estas pessoas estão abertas para receber materiais de campanhas da sua empresa de autorização ambiental, e isso é o que importa para a estratégia de sites relacionados ao tema.
Tenha diferentes listas
Ao ter listas diferentes, você pode direcionar melhor a sua comunicação, sabendo exatamente com quem quer falar, quando quer falar, e mais importante ainda, sobre o que quer falar.
Materiais que sejam importantes para o seu público
Ao criar a sua campanha, você pode achar que tem em mãos um material super-relevante, mas você precisa entender que este mesmo material também precisa ser importante para a persona do seu público.
Um e-mail matador pode perder todo o seu poder quando ele é enviado para a pessoa errada. Então, em vez de encantar os seus clientes com informações úteis, você os afastará de qualquer possibilidade de fazer negócios com a sua empresa.
Importância da segmentação
Resumidamente, é importante que a empresa tenha uma segmentação de clientes bem definida. Afinal, é a partir dela que é possível ter um norte na hora de encontrar clientes em potencial, e dessa forma, conseguir encontrar a persona ideal para o seu negócio.
Ao fazer essa definição, automaticamente permite que os profissionais de marketing ajustem, de maneira mais assertiva, seus esforços para os diferentes públicos da empresa.
Esses esforços podem estar relacionados à definição de uma campanha de comunicação, ou até mesmo à criação de novos produtos e serviços.
Como fazer uma boa segmentação?
Para que você consiga fazer uma segmentação adequada, a empresa precisa reunir informações específicas sobre seus clientes e identificar padrões. Parte destas informações podem ser adquiridas através de pesquisas, ou por uma base de dados de um determinado site.
É importante dizer que a empresa precisa, constantemente, gerenciar os dados de seus consumidores, identificando oportunidades e mudanças de comportamento. Dessa maneira, é possível identificar oportunidades e desenvolver estratégias para cada tipo de cliente.
Conclusão
Agora, você já sabe a importância de fazer uma estratégia personalizada para cada tipo de cliente, mas além disso, vale a pena considerar a ideia de adotar automação de marketing.
Trata-se de um recurso que reduzirá seus esforços, aumentará as chances de resultados positivos das ações de marketing, e ainda sobrará mais tempo para que você possa lidar com outras questões administrativas.
Em outras palavras, é um investimento a mais que você pode fazer para destacar a sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.