Um medo comum que as empresas têm é o de perder dinheiro com uma estratégia de compra de mídia online mal aplicada. O que elas não sabem é que não investir em mídia só impede a conquista de novos leads e novas vendas na internet. Veja quanto investir nas suas campanhas de mídia.
Sabendo disso, no post de hoje, o nosso objetivo é te ajudar a planejar e definir as estratégias certas para não errar mais. Afinal, só com planejamento bem feito, a porcentagem de erro diminui e suas vendas tendem a aumentar.
Bons motivos para investir em mídia paga
Para começar, o que queremos é te explicar quais são os motivos de investir em mídia paga. O primeiro, diz respeito ao fato de ser um investimento muito flexível.
Se sua empresa é pequena, nada impede que você comece investindo apenas R$ 2,00 por dia. É claro que as grandes companhias empregam muito dinheiro nisso, porém se não dá para segui-las, o importante é começar.
Além de de um investimento flexível, as campanhas de mídia são facilmente mensuradas. Muitos esperam apenas pelo ranqueamento no Google. Contudo, antes mesmo disso, dá para saber os resultados obtidos no Google Ads como: cliques, impressões, taxa de rejeição, etc.
A segmentação do público-alvo é mais um motivo que te leva a investir nas campanhas de mídia. Ao apostar nesse recurso, sua empresa atinge as pessoas a partir do interesse, localização, cargo e outros filtros.
A mídia paga também serve para ações específicas como instalação de um app, fazer com que as pessoas vejam um vídeo ou para gerar novos leads.
Dúvidas sobre como fazer o primeiro investimento em mídia paga?
Depois de darmos alguns bons motivos para investir em mídia paga, agora vamos te auxiliar a como fazer o primeiro investimento.
Tenha um objetivo definido
Antes de definir o valor do investimento, é preciso ter um propósito claro para sua empresa obter resultados.
É necessário fazer essa delimitação, pois só assim será possível ter novos leads, conquistar visitantes em sua página, fazer com que baixem seu app ou e-book. Como cada campanha tem um objetivo, ela precisa estar ligada ao seu objetivo final.
Invista onde sua persona está
Depois de ter definido o objetivo, é hora de ter em mente onde sua persona está para chegar até ela. Sua persona usa o Google? O LinkedIn? O Instagram? Ao empregar seu dinheiro no lugar certo, os resultados serão muito mais efetivos.
Após ter definido o objetivo e conhecer onde sua persona está, é necessário entender como acontece o seu funil de vendas. O conhecimento acerca dele passa por duas taxas de conversão: de visitantes para leads e de leads para clientes.
Ter entendimento sobre esses números será fundamental para que sua campanha fique mais efetiva e o melhor, o investimento dê retorno.
5 passos para saber quanto investir nas suas campanhas de mídia.
1º Gaste pouco no início
Não tem como negar, certamente você ficará empolgado no início para investir em suas campanhas de mídia. Contudo, nós recomendamos que para dar início a sua estratégia o melhor é não empregar muito dinheiro. Você pode estar se perguntando, mas por quê?
A resposta é simples! Utilizar pouco dinheiro é importante, pois será necessário dar validade através de testes ao seu canal, oferta, forma do anúncio ou a sua página. Passado esse primeiro momento, aí sim, você pode partir para um investimento maior.
2º Utilize os Pixels
Mesmo que você ainda não tenha em mente quanto vai investir nas suas campanhas de mídia, os pixels merecem atenção. Por isso, instale o pixel do Google Ads nas páginas do seu site e utilize o pixel do Facebook nas suas campanhas de anúncios.
Não sabe por que precisa disso? Simples! Por meio desse recurso, ficará fácil saber quem esteve em sua página, quando você deu início a campanha de mídia e para obter informações sobre o público-alvo.
Sem falar que com essas informações em mãos, será fácil criar, por exemplo, uma campanha de retargeting, que seria anunciar novamente para quem já clicou antes nos seus anúncios.
3º Objetivo é a marca de cada campanha
Já falamos sobre a definição de um objetivo. Agora, vamos reforçar esse tema, sabe por quê? Porque com ele em mente sua empresa poderá observar se a campanha de mídia paga está ou não dando resultado.
Contudo, nossa dica é: não confunda uma campanha que tem como foco a geração de leads com uma que visa levar visitantes para a sua página. Por isso, mire o seu alvo e não desvie, pois só assim a mensuração de resultados será mais eficaz.
4º Tráfego deve ser aproveitado
Caso seu site e blog já tenha conquistado um bom tráfego, mesmo assim a aposta em mídia paga se faz necessária, pois as campanhas feitas poderão ser destinadas para as pessoas que já estiveram em sua página.
Uma forma muito interessante de usar seu blog é fazer ofertas que tenham relação direta com o assunto do post. Mas não só isso, ofereça um e-book ou um infográfico, por exemplo.
5º Público deve ser segmentado
Fizemos um tópico exclusivo sobre segmentação de público, pois ela é fundamental! Estamos dizendo isso, porque sua campanha deve ser destinada as pessoas certas. Esse cuidado é importante, pois ele impede que aja gasto de dinheiro com quem não vai trazer retorno para seu negócio.
Por exemplo: um estagiário não tem o mesmo poder de decisão dentro de uma empresa do que um Diretor ou CEO, por isso qualquer lead que possua essas características de tomada de decisão são o foco da Agência Maya.
Conclusão
Como dissemos acima, o fundamental não é a quantidade de dinheiro, mas o investimento em campanha de mídia paga feita da forma certa. Entendeu a importância desse recurso para sua empresa, mas tem medo de investir sozinho e perder dinheiro?
Entre em contato com a nossa equipe e veja como desenvolvemos uma estratégia específica para sua marca.