Ninguém mais duvida que as redes sociais são um fenômeno por conta do alto número de usuários e de acessos. Porém, o uso das redes sociais para empresas não são usadas como deveriam, e isso precisa mudar, pois elas integram a estratégia de marketing digital.
Engana-se quem pensa que as redes sociais são utilizadas apenas para compartilhar fotos, informações e conhecer pessoas novas. Hoje, as redes sociais para empresas são ferramentas eficientes no desenvolvimento de estratégias de sucesso quando o assunto é marketing digital.
Muitos acham, erroneamente, que basta abrir uma conta corporativa, postar conteúdos de qualquer forma e pronto: os resultados aparecerão! Mas, não é assim que as coisas funcionam.
Para as redes sociais começarem a dar resultado é preciso que haja um gerenciamento estratégico. As redes sociais para empresas só serão efetivas, em primeiro lugar, se o cliente achar a companhia.
Depois disso, faz-se necessário um conteúdo interessante, conhecimento do seu público-alvo, fazer com que seus leads sejam engajados com a sua marca, mostrar porque sua empresa deve ser admirada. Posteriormente a tudo isso, é hora de convencer cada um a ser seu cliente!
Redes sociais para empresas apresentam características peculiares
Funcionalidades, finalidades e públicos… essas são as três características que diferem as redes sociais para empresas umas das outras. Por isso, antes de escolher qual é a melhor, continue lendo esse post, pois esclarecemos suas dúvidas sobre cada uma delas.
Essa rede social é conhecida como a rede destinada aos negócios. Nela estão, os contratantes, contratados, investidores, clientes. Ela permite a criação de um perfil para a sua empresa, com isso, é possível ter relacionamentos mais próximos, formar parcerias, achar investidores e, ainda, fazer networking.
No Linkedin, o perfil da sua empresa deve ser algo extremamente profissional e destinado a apresentar seus produtos ou serviços. Como vantagem, ela permite analisar quantas visitas o perfil da sua empresa recebeu e dá recomendações de como sua página pode ser melhorada.
O Facebook é a rede social mais usada ao redor do mundo assim como aqui no Brasil. As empresas têm investido muito nessa rede social, porque ela é um canal de comunicação eficaz, dá pra conversar com o seu cliente informalmente por meio de fotos, promoções e ofertas.
Dentre todos os recursos, nessa rede social, os usuários podem avaliar a sua empresa. Isso pode ser tanto positivo quanto negativo para sua companhia. Por isso, busque atender seus clientes da melhor forma possível e caso surja um imprevisto, seja o mais transparente possível.
Assim como no Linkedin, o Facebook também fornece dados sobre a sua página. Nos gráficos são apresentados: o crescimento ou declínio dos curtidores da sua página, quais foram as publicações que mais se destacaram, qual a maior faixa etária que consome os seus posts, onde estão seus curtidores e outros.
Dica: Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing!
Esse microblog permite a publicação de mensagens que tenham no máximo 140 caracteres. Porém, só tem acesso a esse post aqueles que te seguem. Apesar de parecer pequena a quantidade de caracteres, é possível ainda incluir vídeos, fotos e mostrar o local de onde partiu o tweet.
Diferente das demais redes sociais para empresas, no Twitter, seus seguidores podem mencionar sua empresa em um post seja ele para perguntar algo, elogiar ou mesmo criticar. Independentemente do tipo de menção, responda!
Há também a opção de mensagens diretas que se parece muito com as chamadas mensagens inbox que o Facebook disponibiliza. Para as empresas, as hashtags são o principal recurso dessa rede social. Por meio delas, é possível fazer concursos, obter visibilidade e incentivar seus seguidores a usar também.
Google +
Apesar de não figurar entre as redes sociais para empresas mais usadas, Google + é uma alternativa muito interessante. Como está integrada ao Google Maps, seu negócio pode ser registrado e seus clientes podem promover avaliações positivas ou negativas do seu negócio.
Ela é muito parecida com a página do Facebook. Para a empresa é fundamental usá-la de forma inteligente, pois ela funciona como um cartão de visitas. Como está integrada aos demais recursos do Google fica fácil acessar o Gmail, o Docs, o Maps e até o Youtube.
Conclusão
Independentemente das redes sociais para empresas que serão escolhidas pelos gestores, é fundamental que as informações publicadas sejam verdadeiras, prezem pela qualidade e eficiência. Porque de nada adiantará estar na rede social se ela não reflete a verdade sobre a sua empresa.