Todo mundo sabe que no mundo globalizado as pessoas vivem correndo e quanto mais rápido conseguirem fazer as coisas melhor. A busca por rapidez não está restrita apenas a vida real, mas velocidade na internet é o que todo mundo busca, principalmente a velocidade do seu site, afinal ninguém gosta de ficar esperando um tempão para que um site abra, não é mesmo?
Se a velocidade do seu site está tão ruim que nem mesmo uma conexão banda larga é capaz de fazer com que ele abra rapidamente, temos um problema!
Muitas soluções podem ser propostas com o objetivo de melhorar a velocidade do seu site e de aliviar a carga que está sobre os servidores que são: propiciar a melhoria dos JavaScripts, utilização para compor o aspecto das páginas e até reavaliar alguns procedimentos de rotinas de programação que interferem diretamente na velocidade do seu site.
Porém, para tomar as atitudes relacionadas acima é preciso ter tempo e quando o tempo é inimigo da velocidade do seu site, o melhor é apostar em 5 ferramentas que conseguem mensurar a sua página e, ainda, são capazes de apontar o que tem contribuído para que ela fique pesada.
1. Load Impact (ver a velocidade do seu site)
Esse recurso é capaz de demonstrar em gráficos como está a velocidade do seu site quando ele recebe a visita de um número X de usuários de maneira simultânea.
Essa ferramenta é indicada para aqueles que precisam medir a capacidade do seu servidor quando se faz necessário fazer o escalonamento da quantidade de acessos em um ambiente que é controlado.
2. Google PageSpeed Insights
Engana-se quem pensa que a única função do maior buscador, que é o Google, está restrita apenas ao incentivo para que as páginas gerem conteúdos de qualidade para os seus usuários e para novos leads (potenciais clientes) como uma forma de ficarem bem posicionadas, porque quem deseja medir a velocidade do seu site, pode sim contar com a ajuda do Google.
Por meio do Google PageSpeed Insights é possível receber informações sobre o desempenho da sua página tanto no tablet ou smartphone como também no computador.
Diferentemente dos demais, essa ferramenta não mostra um amontado de números e gráficos que para muitos não tem nenhum sentido. Mas, apresenta sugestões de como os problemas de velocidade do seu site podem ser corrigidas, sugere melhorias e dá dicas que podem ser implantadas com o objetivo de melhorar o desempenho.
O Google PageSpeed Insights é indicado para quem não consegue entender e dar um sentido para os dados que as demais ferramentas apresentam.
Dica: Entenda o funcionamento do Google
3. Pingdom Tools
Aqueles que estão em busca de um medidor de velocidade do seu site que tenha um visual bonito e, ainda, seja capaz de dar todas as informações que o dono da página precisa para saber como está o seu desempenho deve fazer uso do Pingdom Tools.
Com a ajuda dele é possível saber: em quanto tempo seu site carrega, o tamanho de suas páginas, acesso a uma análise detalhada da página, segmentando por domínio, tipo de conteúdo e muito mais.
4. GTmetrix
Essa ferramenta é capaz de aliar a cascata com a linha do tempo de carregamento dos objetos a sugestões que são parecidas com as fornecidas pelo PageSpeed Insights e, ainda, apresentar gráficos mais simples do que os produzidos pelo Load Impact.
Outro diferencial é que o GTmetrix proporciona a possibilidade de testar a velocidade do seu site com o YSlow.
Isso é vantajoso, porque de maneira geral esse recurso só está à disposição como extensão em alguns navegadores e os resultados são fornecidos por meio de um relatório feito em PDF.
5. OctaGate SiteTimer
Dos quatro citados acima e em uma comparação simples, o OctaGate SiteTimer pode ser classificado como o mais simples da lista.
Quando entra em funcionamento, essa ferramenta apresenta uma cascata com uma linha do tempo que mostra o carregamento dos objetos da página que está sendo testada e quanto tempo eles demoraram até ficarem prontos para ser utilizados.
Essa solução é muito útil para verificar quais são os arquivos que estão interferindo na velocidade do seu site e a partir da análise é possível otimizá-los.
Uma boa dica é criar versões mais simples do seu CSS ou do JavaScript, pois com a ajuda do OctaGate SiteTimer todos os seus problemas não serão resolvidos, mas certamente, você receberá uma ajuda.
Conclusão
Agora já não há mais motivos para não testar a velocidade do seu site, não é mesmo? Ao encontrar problemas, conte com a ajuda de um profissional para resolver, pois ninguém quer perder negócio, por ter uma página que tem um carregamento lento.